Rádio Roraima

Governo de Roraima recebe senadores da Comissão Externa Yanomami

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Nesta sexta-feira, 14 de abril de 2023, o governador Antonio Denarium recebeu os integrantes da Comissão Temporária Externa Yanomami do Senado Federal para debater as ações realizadas pelo governo para atendimento dos povos indígenas em todo o Estado

 

Dos oito integrantes da Comissão, estiveram presentes os senadores de Roraima, Chico Rodrigues, que é presidente da comissão e Mecias de Jesus, bem como o senador de São Paulo, Marcos Pontes, titular da comissão. Também participaram da reunião Marcos Vesolosquzki Kaingang, diretor do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Lenita Cunha e Silva, secretária da Comissão, e Erika Leal Mello, secretária-adjunta.

 

Durante o encontro o governador Antonio Denarium apresentou dados referentes aos atendimentos realizados pelo Governo do Estado para a população indígena e reforçou as medidas que tem feito para fomentar a produção em terras indígenas, com o objetivo de maximizar a segurança alimentar e geração de renda.

 

“Todos que tem interesse em trabalhar e produzir, tem o apoio do Governo do Estado. Nas comunidades indígenas temos os projetos de avicultura, piscicultura e o programa de grãos.  Em 2021 e 2022, foram 2.400 hectares de área plantada de milho e feijão, totalizando mais de 6 mil  toneladas de produção”, reforçou Denarium.

 

“Pretendemos ampliar ainda mais as ações voltadas para essa população, sempre em parceria com o Governo Federal, respeitando as diferenças e levando dignidade para todos que vivem em Roraima”, complementou.

 

 

Os senadores visitaram as unidades de saúde em Boa Vista que oferecem suporte aos Yanomami. Entre os locais visitados estão: a Casa da Saúde Indígena, os hospitais de Campanha, da Criança e o Hospital Geral, além do Centro da Operação Acolhida.

 

“vamos elaborar um relatório com tudo que está sendo registrado aqui e apresentaremos no Senado Federal para que sejam tomadas providências urgentes. Não adianta discutir a crise nas terras indígenas sem conhecer de perto o que está acontecendo no nosso Estado”, explicou o senador Mecias de Jesus.

 

Criada em fevereiro deste ano, em meio a crise sanitária que vem ocorrendo dentro da terra indígena Yanomami, a comissão tem como principal objetivo acompanhar in loco a situação dos indígenas e a saída dos garimpeiros de suas terras, no prazo de 120 dias.

 

Para o senador Marcos Pontes, o diálogo e a cooperação entre as esferas de governo são fundamentais para alcançar resultados positivos e duradouros.

 

“Estamos empenhados em trabalhar juntos, unindo esforços e recursos para garantir um futuro melhor para a população de Roraima e de todo o Brasil. Seguimos firmes na construção de um país mais justo, próspero e igualitário, onde todos possam viver com dignidade e ter acesso às oportunidades que merecem”, pontuou o senador.