PARQUE ANAUÁ | Governo de Roraima inaugura Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves

O Governo de Roraima inaugurou nesta segunda-feira, 17, o Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves, no Parque Anauá, em Boa Vista. A pista possui oito raias e foi construída seguindo os padrões exigidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), além de contar com um campo para prática de outros esportes, como lançamento de disco, lançamento de peso e outras oito modalidades de atletismo. O complexo será utilizado para diversas competições, como os JERs (Jogos Escolares do Estado).

A cerimônia contou com a presença da medalhista olímpica Maurren Maggi, ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Durante o evento, o governador de Roraima, Antonio Denarium, afirmou, ao lado da atleta, que o governo investe na base do esporte local por meio de capital humano e também na parte de infraestrutura.

“Roraima está dando certo e hoje mais uma obra do Governo está sendo inaugurada. Temos um complexo poliesportivo nos mesmos padrões dos melhores do país e com pista de atletismo homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo. E também é uma honra termos hoje neste momento incrível, nossa campeã olímpica Maurren Maggi, que foi ouro em Pequim e tem vários títulos sul-americanos e brasileiros. Roraima tem trabalhado e vai continuar apoiando o esporte, o lazer, a cultura e as tradições do nosso povo”, disse o governador.

Para Maurren, uma referência do atletismo brasileiro, a nova pista, com investimento de cerca de R$ 9 milhões, vai incentivar a prática do esporte e dar melhores condições de treino ao atletismo de Roraima.

“É um presente estar aqui a convite do governador. É um trabalho árduo que se inicia, mas a gente vai colher muitos frutos com todo o investimento que está sendo feito no Estado. Roraima tem um histórico muito bom de esporte, que pessoalmente conheço. Encontro com muitos atletas durante os jogos brasileiros, universitários, estaduais e isso é muito importante. As crianças e jovens que vão treinar aqui já saem na frente. Quando eu comecei a praticar atletismo, não tinha uma pista como essa pra treinar. É só um plus do que a gente tem daqui pra frente, junto com o Governo do Estado” disse a campeã olímpica.

O COMPLEXO

Além da pista, o Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves conta com uma praça e duas quadras poliesportivas cobertas, que fizeram parte de uma segunda etapa, e nela foram investidos cerca de R$ 5 milhões. Todas as obras foram realizadas por meio de convênio com o Ministério dos Esportes, por meio de recursos destinados pelo ex-deputado federal Jhonatan de Jesus, representado no evento pelo senador Mecias de Jesus.

“Entregamos hoje, com apoio do governador Antonio Denarium e do vice-governador e secretário [de Infraestrutura] Edilson Damião, esta obra muito importante para os desportistas de Roraima, que estão de parabéns por essa conquista”, disse o senador.

O HOMENAGEADO

O Complexo Poliesportivo é uma homenagem póstuma ao engenheiro Rivaldo Neves, entusiasta do esporte roraimense e que deu importante contribuição ao desenvolvimento do Estado quando esteve à frente da Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), do Sebrae e de projetos da engenharia nos setores público e privado. O filho do homenageado, Caio Neves, esteve presente na inauguração e agradeceu a homenagem realizada pelo Estado.

“A gente fica muito agradecido com uma homenagem deste porte. Acredito que é uma homenagem justa, não pelo fato de ser meu pai, mas por ele ter uma história no Estado, que ele ajudou trabalhando e construindo. E [ele] infelizmente veio a falecer, mas a obra [do Complexo Poliesportivo] foi a última obra que ele assinou e vai ser de muita importância para os nossos atletas e nossos jovens. Que daqui possa sair um atleta de nível de Brasil”, destacou o filho do homenageado.

Participaram da inauguração alunos de escolas estaduais, atletas dos jogos escolares e atletas profissionais. O atleta profissional Deyvison Luan, destaque em competições de 400 e 200 metros rasos, aprovou a pista.

“É um grande incentivo ao esporte roraimense. E para mim, que já sou atleta há uma década, é um sonho que vivencio e realizo, de uma pista muito rápida. Já acabei correndo ali e testei, não contive a ansiedade. É uma pista muito boa, de nível nacional. Está aprovadíssima e pronta para fazer grandes resultados”, disse Luan.

REGRAS DE USO

Com a conclusão e inauguração, o Complexo Poliesportivo será administrado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Na pista de treino e competições não é permitida a entrada de skate, bicicleta, patinetes, motocicletas e animais. Só é permitido uso com o calçado apropriado, como tênis e semelhantes.