Rádio Roraima

Professores indígenas participam de aula inaugural do Curso de Magistério Tamî’kan

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Dando continuidade à política de formação de professores, na tarde desta terça-feira, 18, o Governo de Roraima iniciou o Curso Magistério Indígena Tamî’kan, voltado aos professores indígenas que atuam na rede estadual de ensino.

 

A aula inaugural do curso foi realizada no Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). Esta turma tem a participação de 150 professores das etnias macuxi, ingarikó, wai-wai, wapichana e taurepang.

 

“O Governo do Estado tem investido de forma ampla na formação dos nossos professores, o que representa uma melhoria em sala de aula. É uma preocupação do governador Antonio Denarium ofertar um ensino de qualidade em nossas escolas”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

 

A professora Deuzuita Silva de Souza, que atua na Escola Estadual Indígena Jorgina Pereira, na comunidade indígena São Francisco em Uiramutã, é uma das cursistas. Para ela, o curso é importante para a formação dos professores e disse que vai se esforçar para concluir o curso.

 

“O curso é muito importante para melhorar o ensino dos nossos alunos na comunidade. Temos muita dificuldade para enfrentar essa caminhada do Magistério, mas é muito bom. Espero que todos continuem, não desistam, eu mesmo quero ter essa força e concluir o curso”, disse Deuzuita.

 

SOBRE O TAMÎ’KAN

 

O Tamî’kan, que na língua macuxi quer dizer “sete estrelas “, é um curso voltado aos professores que já atuam nas escolas indígenas, mas que ainda não possuem formação mínima para a docência, ou que possuem o Ensino Médio e desejam a formação profissional a nível de Magistério.

 

Os cursistas estão alojados no próprio Ceforr e permanecerão por 30 dias. O curso é dividido em oito módulos com carga horária total de 1.500 horas, com duração de um ano e meio.

 

“Estamos com uma excelente equipe de professores formadores para ministrar esse curso e trabalhando também para ofertar o melhor aos nossos docentes, desde a alimentação à hospedagem. Queremos que se sintam bem acolhidos e que aproveitem essa oportunidade de capacitação”, destacou a diretora do Ceforr, Stela Damas.

 

De acordo com informações do Censo Escolar, Roraima possui 247 escolas indígenas, 19.007 estudantes matriculados e 2.002 professores indígenas.