Rádio Roraima

PROTEÇÃO E PREVENÇÃO | Governador Antonio Denarium institui Operação Polícia na Escola em Roraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O governador Antonio Denarium assinou na noite de segunda-feira, 17, portaria que oficializa a Operação Polícia na Escola, que busca garantir a segurança e a integridade física de alunos, professores, funcionários e colaboradores da rede pública e privada do Estado de Roraima.

 

A assinatura ocorreu durante a inauguração do Complexo Poliesportivo Rivaldo Neves, no Parque Anauá. A portaria entra em vigor a partir da data oficial de publicação.

 

A operação do Governo de Roraima promove a presença ostensiva da PMRR (Polícia Militar de Roraima) com 258 policiais destacados para prevenir e reprimir qualquer ato ilícito que comprometa a segurança da comunidade escolar tanto nas unidades de Boa Vista como no interior do Estado.

 

“Determinei a atuação do Polícia na Escola nos colégios da nossa capital e interior, nas unidades públicas e particulares, do Estado e dos municípios, do início ao final das aulas. É o primeiro programa de segurança ostensiva nas escolas de Roraima. Serão 258 policiais em tempo integral levando mais segurança para os alunos, pais e professores”, declarou o governador Antonio Denarium durante o ato de assinatura que instituiu a operação.

 

Com a operação, a Polícia Militar vai manter um canal de comunicação permanente com as direções das escolas, e vai atuar em cooperação com os gestores, respeitando a autonomia pedagógica e administrativa de cada escola. A ideia também é trabalhar promovendo a integração entre Polícia, comunidade escolar e sociedade por meio de ações preventivas, palestras educativas, visitas e reuniões.

 

Conforme explicou o comandante da PMRR, coronel Miramilton Goiano, os policiais do CPC (Comando de Policiamento da Capital) e do CPI (Comando de Policiamento do Interior) que compõem a operação serão capacitados em técnicas de policiamento comunitário e atendimento a situações de crise em ambiente escolar, realizando patrulhamento preventivo nas imediações das escolas e abordagens quando necessário, identificando e reprimindo atividades ilícitas.

 

“A diretriz principal da PM é salvar e defender vidas e zelar pela proteção do nosso maior patrimônio, que são nossas crianças e jovens. A corporação vai estar sempre presente graças à dedicação dos nossos policiais militares e o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e o bem-estar dos roraimenses”, afirmou.

 

Os efetivos serão empregados de acordo com o planejamento estratégico estabelecido pelo DPO (Departamento de Planejamento Operacional) e o Comando Geral da PM. Tão importante como o trabalho ostensivo, a ideia da operação é estabelecer uma relação de proximidade e confiança com a comunidade escolar, promovendo um ambiente seguro e tranquilo para o desenvolvimento das atividades educacionais, respeitando os Direitos Humanos, os princípios da legalidade, proporcionalidade, ética e transparência.