Rádio Roraima

EM BRASÍLIA | Denarium e bancada federal de RR se reúnem com a ministra dos Povos Indígenas

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O governador de Roraima, Antonio Denarium esteve em audiência na tarde desta quinta-feira, 11, com a ministra do Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

 

A reunião contou com a presença da equipe ministerial e a participação dos deputados estaduais Stélio Dener, Nicoletti, Albuquerque, José Haroldo e secretários do Governo de Roraima, onde foi feita uma apresentação sobre as ações do governo estadual dentro e fora das comunidades indígenas, como, por exemplo, o projeto de grãos na agricultura familiar e indígena, as ações na saúde, educação e social.

 

Os deputados da bancada federal esclareceram à ministra em relação ao estado de Roraima e a questão indígena.

 

O governador destacou a importância desse encontro para desmistificar uma imagem equivocada que o Brasil está tendo em relação a Roraima sobre a questão Yanomami e garimpeiros e a boa receptividade da ministra e equipe.

 

“Oportunidades como essa de mostrar o nosso trabalho contribuem para esclarecer, não apenas o Governo Federal, mas o Brasil como um todo e restabelece a verdade sobre Roraima e sobre a forma como tratamos as comunidades indígenas, sempre com dignidade e respeito”, destacou Denarium.

 

Para o deputado federal Nicoletti a reunião foi muito proveitosa onde pôde mostrar que Roraima é um estado de um povo acolhedor e responsável no trato com indígenas ou não indígenas e destacou a necessidade de abrir uma discussão mais ampla com as comunidades indígenas sobre o pensamento comum em relação as áreas demarcadas.

 

“A ministra [Sônia Guajajara] pela boa receptividade, abre uma grande oportunidade de ampliar as discussões sobre os temas relacionados aos indígenas e suas áreas. Precisamos saber o que os indígenas pensamento em relação as suas áreas e a exploração de forma sustentável. Vamos ampliar e descobrir as suas pretensões”, declarou Nicoletti.

 

Para o deputado federal, Stélio Dener, a grande preocupação que deve ser observada é que não haja ampliação ou criação de novas áreas indígenas em Roraima pelo percentual que já é próximo de 50%.

 

“Roraima não suporta mais qualquer nova área indígena e o Governo Federal tem que assumir suas obrigações junto as áreas já demarcadas. Cuidando do que já é dos indígenas e dos próprios indígenas e dando a oportunidade para que as comunidades se desenvolvam e gerem receita, sustento e respeito ao meio ambiente”, destacou Stélio Dener.

 

O deputado federal, José Haroldo ressaltou o trabalho do governo Antonio Denarium e o esforço que vem sendo feito para dar mais dignidade as comunidades indígenas, como o trabalho feito pelo projeto de grãos que mudou a realidade de muitas comunidades no Estado.

 

“Não temos como não reconhecer o trabalho que vem sendo feito pelo governo do estado, em especial nos últimos quatro anos da gestão de Antonio Denarium que inovou na relação com as comunidades indígenas, mostrando que com a união e trabalho sério podemos

Melhorar a vida das pessoas de verdade”, ressaltou Haroldo.

 

Para o deputado estadual, Albuquerque a oportunidade que surgiu com a reunião desta tarde de trabalhar soluções construídas em comum acordo entre o governo do estado, bancada federal e o governo federal. A união em torno da solução dos problemas potencializa o resultado e garante benefício certo aos indígenas”, afirmou.

 

POSIÇÃO DA MINISTRA

 

Uma coisa que ficou evidente na reunião com a ministra Sônia Guajajara foi o total desconhecimento do Governo Federal em relação as ações do Governo de Roraima em prol dos povos indígenas, bem como o posicionamento do governador e da bancada federal em relação ao momento vivido pelo povo Yanomami.

 

Em contrapartida, a ministra afirmou que Roraima possui uma das populações indígenas do Brasil mais organizadas e estruturadas.

 

“O governador [Antonio Denarium] nos deu a oportunidade de ter acesso a informações que não tínhamos e reafirmo que vejo os povos indígenas de Roraima como um grupo organizado e que serve de exemplo para o resto do Brasil”, ressaltou a ministra.

 

Também foi levantado pela ministra a construção de um diálogo de total aproximação entre o Governo Federal e o estadual e o apoio necessário da bancada nessa construção.

 

“Precisamos de apoio da bancada federal e do governador para que possamos discutir soluções, respeitando direitos, dividindo responsabilidade e fazendo com que ir as soluções dadas sejam boas para todos”, complementou a ministra.