BR 174

Governo inicia serviço de recuperação de ponte que cedeu na BR-174

O Governo de Roraima iniciou, nesta sexta-feira, 19, a obra emergencial para recuperar a cabeceira da ponte do Igarapé Aningal, na BR-174, próximo à Vila Três Corações, no município de Amajari, norte do Estado.

A estrutura cedeu após fortes chuvas na região, que resultaram na elevação do nível das águas, provocando o enfraquecimento do barranco da cabeceira da ponte.

O incidente que abriu uma cratera aconteceu na manhã de sexta-feira, no momento em que uma carreta e um carro passavam sobre a ponte. O carro bateu fortemente o para-choque e a suspensão dianteira, mas felizmente foram constatados apenas danos materiais.

Uma equipe técnica da Seinf (Secretaria de Infraestrutura) foi até o local para avaliar a situação e adotar medidas emergenciais com o objetivo de liberar a pista e restabelecer o trânsito de veículos.

“Hoje fomos surpreendidos com esse colapso na cabeceira da ponte. Os danos causados tornam a situação emergencial, e o Governo do Estado, com recursos próprios, acionou uma empresa que tem contrato para manutenção de rodovias estaduais. E eles vão iniciar os serviços para fazer a liberação do tráfego”, disse o secretário adjunto de Infraestrutura, Emerson de Paula.

Com o desabamento do barranco, o tráfego da pista ficou temporariamente interditado. Mas, ainda de acordo com o secretário Emerson, a previsão é que o serviço seja concluído neste sábado, 20.

“Avaliamos a situação e vamos fazer um serviço paliativo para normalizar o tráfego e posteriormente, no verão, será feito um serviço definitivo, quando haverá a restauração aqui da BR. Se as condições climáticas continuarem sem chuvas, a gente consegue liberar neste sábado até o meio-dia”, declarou.

O engenheiro da NR construções, responsável pela recuperação da ponte, Rafael Nunes, disse que as máquinas, equipamentos e materiais já estão no local para a realização da obra.

“Será feito o enrocamento de pedras para a recuperação do aterro de transição e tentar resolver o problema paliativamente” explicou.

O local está interditado e foi devidamente sinalizado com faixas de segurança. A situação também está sendo acompanhada de perto com trabalho integrado por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Exército Brasileiro, além das equipes do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), por meio da Defesa Civil.