Rádio Roraima

TRATATIVAS COM O GOVERNO FEDERAL

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O governador Antonio Denarium está cumprindo agenda em Brasília desde a manhã desta segunda-feira, dia 29. A convite do presidente da República esteve presente no evento de recepção do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, onde puderam externar sua preocupação em relação a questão migratória, energética e de desburocratização no trato das cargas que passam pela fronteira no sentido do país vizinho.

 

O governador Antonio Denarium disse que foi bem recebido pelos dois presidentes e destacou que a Venezuela é um grande parceiro comercial de Roraima, por onde passa praticamente todos os alimentos destinados àquele país.

 

Denarium mostrou-se preocupado com o restabelecimento do fornecimento de energia vindo de Guri, por não saber dos detalhes da tratativa e em que situação Roraima ficaria, haja vista a retomada da construção do Linhão de Tucuruí e as usinas de biomassa e gás já instaladas no estado.

 

A situação dos imigrantes venezuelanos em Roraima e os números que levam os serviços públicos ao estrangulamento foram abordados por Denarium durante a reunião.

 

“Roraima tem que ser tratado com muito respeito. Já se vão mais de sete anos do início da crise migratória no Estado de Roraima e o governo estadual ainda busca o ressarcimento das despesas junto ao Governo Federal e até agora não houve um posicionamento definitivo. Precisamos ser ajudados pelo Brasil e torcer para que a Venezuela se reencontre e volte a dar dignidade à sua gente”, destacou o governador.

Especificamente sobre a questão energética, Denarium se ateve a preocupação de manter o fornecimento de energia sem que haja nenhum prejuízo à população, porém precisa ter mais conhecimentos sobre as negociações iniciadas pelo governo brasileiro com a Venezuela. “Toda energia elétrica que chegar a Roraima será bem-vinda, mas temos que continuar trabalhando para garantir a autonomia energética do estado e continuar a atrair investidores”, enfatizou Denarium.

 

Com relação às exportações do Brasil para a Venezuela, o governador destacou a necessidade de agilizar questões na fronteira, por parte das autoridades Venezuelanas, para que as cargas não passem muito tempo paradas, já que existem os produtos perecíveis, como também o transbordo que hoje é feito na cidade de Santa Elena [na fronteira] e que complicam demais o transporte, já que os caminhões e carretas não podem fazer o trajeto completo de carga.

 

“A Venezuela é um grande parceiro econômico de Roraima, mas precisamos resolver definitivamente os problemas de desembaraço na fronteira e formar um termo de cooperação para que os caminhões e carretas brasileiras possam fazer o transporte dentro da Venezuela. Uma forma de agilizar e garantir mais exportações para o estado”, explicou Denarium.

 

MINISTÉRIO DO TRANSPORTE

 

Na tarde desta segunda-feira, o governador Antonio Denarium, foi recebido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho para discutir sobre os próximos passos em relação a manutenção e recuperação das estradas federais em Roraima.

 

O ministro destacou a importância da parceria entre o Governo Federal e estadual na solução ágil do restabelecimento do tráfego na BR-174 na ponte sobre o igarapé Aningal.

“O presidente Lula, sempre destaca a importância de nos mantermos perto dos governadores e solucionar os problemas que afligem os Estados, mas sempre em parceria, respeitando os governadores e as bancadas federais. Denarium tem sido um grande parceiro do governo federal”, destacou o ministro.

 

Para Denarium, a relação com o governo federal tem sido harmoniosa, mas destaca que o Ministério do Transporte tem tido um olhar todo especial para Roraima. “Desde a primeira audiência com o ministro Renan Filho, nos sentimos muito bem recebidos pelo ministro que tem enveredado esforços para ajudar Roraima a recuperar sua malha rodoviária”, ressaltou.

 

Como resultado desta visita, o ministro Renan Filho anunciou que no dia 25 de maio, as máquinas já foram deslocadas para o trecho da BR-174 que liga ao município de Pacaraima e até esta sexta-feira os trabalhos já estarão iniciados.

 

OUTRAS AGENDAS

 

O governador Antonio Denarium continua cumprindo agenda nesta terça-feira, dia 30, com reunião no Banco Mundial, visita a bancada federal e reunião com o ministro Chefe da Casa Civil da Presidência, Rui Costa.