Rádio Roraima

FORTALECENDO A ECONOMIA | Governo libera R$ 800 mil em microcrédito para empreendedores de Roraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo do Estado liberou 800 mil reais em financiamento para 84 MEIs (microempreendedores individuais) e empresas locais. O evento que formalizou o ato de liberação dos valores por meio da agência Desenvolve Roraima ocorreu durante a manhã desta quarta-feira, 31, no auditório da sede administrativa do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

 

A ação é uma forma de fomentar a economia local, apoiar os empreendedores que já são formalizados, além de fortalecer a parceria com o Sebrae que desde março deste ano, vem intensificando diversas ações em conjunto com a Desenvolve Roraima, voltadas para as empresas, empreendedores autônomos e também os MEI.

 

Atualmente, mais de 70% do Microcrédito Empreendedor é destinado às mulheres roraimenses, e os segmentos mais procurados pelos empreendedores que receberam o financiamento no evento estão nos ramos das confecções, restaurantes e lanchonetes, beleza, pet shop e outros varejos.

 

No evento, o governador de Roraima, Antonio Denarium, afirmou que todos que trabalham e produzem têm acesso a crédito na Desenvolve Roraima, que possui o maior programa de fomento para o público feminino local, o Potencializando Mulheres.

 

“Já foram liberados mais de R$ 10 milhões para empreendedores do Estado. Com o salário dos servidores na conta, o comércio local vai faturar mais, possibilitando mais lucro aos micro e pequenos empreendedores que receberam o financiamento da Desenvolve e tiveram o apoio do Sebrae. Eles vão poder repor estoques, vender e faturar muito mais”, destacou Denarium.

 

O presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes, destacou que a injeção de capital e qualificação foi pensada de forma estratégica pelo Governo do Estado porque fortalece pequenos negócios e gera novos empregos.

 

“Esses recursos são disponibilizados com uma carência de 6 meses para efetuar o pagamento, juros subsidiados pelo Governo do Estado de apenas 0,99%, e serão aplicados tanto para capital de giro como para a aquisição de investimentos do próprio negócio do empreendedor. Isso fortalece os pequenos negócios e fomenta a economia”, ressaltou o presidente.

 

ACOMPANHAMENTO

 

O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, salientou que o evento consagra um pré-trabalho feito desde o início do ano, com potenciais empreendedores para que eles pudessem receber o crédito da Desenvolve RR, fortalecendo ainda mais o empresariado local e, consequentemente, a economia do Estado.

 

“A Desenvolve e o Sebrae, com o Fundo de Amparo, faz agora o acompanhamento pós-crédito. Isso permite que o empreendedor tenha mais segurança no seu investimento. O Sebrae cumpre a missão de atender os pequenos negócios e a agência pode trabalhar de maneira mais efetiva e obter retorno para financiar mais pessoas que precisam de linhas de crédito”, afirmou Baú.

 

A microempresária Bianca Mendes, de 27 anos, fundou uma empresa que oferece serviço de venda, aluguel e aulas de patins. Um negócio inovador que tem atraído principalmente o público jovem. Ela é uma das 84 pessoas que receberam financiamento da Desenvolve Roraima.

 

“Para quem está iniciando é muito difícil conseguir crédito, por isso é muito importante ter esse apoio. Isso vai ajudar muito a impulsionar meu negócio e trazer produtos de qualidades para os nossos clientes”, concluiu.