DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O governador Antonio Denarium participou da cerimônia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada nesta segunda-feira,05, pelo Governo Federal no Palácio do Planalto, em Brasília, e reafirmou o compromisso que a gestão estadual tem com o desenvolvimento econômico e sustentável.

Denarium avaliou as propostas do Governo Federal como positivas e de fácil aplicação em Roraima, uma vez que o estado tem se colocado à disposição para trabalhar de forma integrada com o Governo Federal, respeitando e aplicando a Legislação Ambiental nas ações de governo executadas desde o início de atual gestão.

“Esse foi um momento muito importante. Agradeço ao convite do Ministério do Meio Ambiente a participar desse evento em comemoração ao meio ambiente e aproveitei para reforçar que o Estado de Roraima tem como foco estar integrado com o Governo Federal para que a gente possa trabalhar, produzir, crescer e desenvolver com sustentabilidade, preservando o meio ambiente, combatendo os incêndios florestais, desmatamento ilegal e ao mesmo tempo promover a produção de alimentos, frutas, carnes e grãos, ou seja, gerar riqueza com sustentabilidade”, esclareceu o governador.

O Governo Federal apresentou medidas importantes que servirão de base para o trabalho no futuro com foco no desenvolvimento sustentável do país, levando em conta a utilização de energia limpa, agricultura de baixo carbono, proteção das florestas, desmatamento zero e respeito aos povos indígenas.

De acordo com o governador, Roraima é um dos estados que tem promovido o desenvolvimento respeitando e cumprindo o que determina o Código Florestal.

“Sempre oriento os produtores a procurar a Fundação Estadual de Meio Ambiente para que façam a sua licença ambiental e não venham cometer nenhuma irregularidade ambiental. Hoje nesse dia tão importante precisamos reforçar que a preservação ambiental é que vai manter o futuro do planeta, e é por isso que nós temos que preservar o meio ambiente”, enfatizou Denarium.

Roraima: aumento de área plantada aliada à preservação ambiental

Graças ao trabalho planejado e responsável Roraima superou a média de toda a Amazônia, na redução do desmatamento. No ano passado o desmatamento na Amazônia ficou em 11%, e Roraima teve uma redução de 24% comparado ao mesmo período do ano passado, além de ser o estado que mais cresce em área plantada no cultivo de grãos como soja, milho, arroz, feijão e outras culturas, gerando de forma sustentável, o crescimento da economia e empregos.

“Estamos reduzindo o desmatamento e aumentando a produtividade, por isso é fundamental que todos os produtores tenham a consciência da preservação ambiental. E dessa forma Roraima não vai ser um estado que vai prejudicar o meio ambiente, pois nós temos mais de 65% da nossa área do estado preservada com unidades de conservação e terras indígenas, além das áreas inalienáveis da união, áreas do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e do Exército Brasileiro. Temos cumprido a legislação ambiental e trabalhado dentro da legalidade, atuando nas áreas que restam”, reforçou Denarium.