Rádio Roraima

PROJETO LEAN | HGR aperfeiçoa atendimentos em Urgência e Emergência com implantação de programa

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Sesau (Secretaria de Saúde), em conjunto com a direção do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), realizou na manhã desta quarta-feira, 7, a apresentação dos resultados da implantação do Projeto Lean.

 

Criada com objetivo de erradicar a superlotação em unidades de saúde que realizam serviços de urgência e emergência médica, a iniciativa tem feito a diferença nas atividades da unidade, pois reforça a humanização do atendimento aos pacientes do SUS (Serviço Único de Saúde).

 

Um exemplo disso é o indicador Nedocs – sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência, que mede o percentual de lotação de Pronto Socorro, e atualmente chegou a 57% de redução.

 

“É gratificante ver que o hospital mostrou o potencial de atendimento humanizado, por meio dos nossos profissionais. Estamos atingindo a finalidade do projeto para o qual a saúde é voltada, que é atender a população como ela merece”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

 

A INICIATIVA

 

Durante o tempo de implantação do Projeto Lean, foram propostas e aplicadas diversas mudanças na organização e serviço de todo o HGR, principal referência hospitalar do Estado.

 

A diretora geral da unidade, Patrícia Renovato, exaltou a praticidade e dinamismo proposto pela iniciativa que conta com as consultorias do Ministério da Saúde e Beneficência Portuguesa.

 

“Um projeto que durou um ano, teve uma consultoria da Beneficência Portuguesa junto com o Ministério da Saúde e a Sesau também. Os resultados tiveram um tempo recorde e nós pretendemos melhorar e chegar no ótimo”, disse.

 

À frente da assessoria do projeto em Roraima, a consultora técnica Ana Renata Guirro relatou os resultados alcançados pela unidade e planos que seguirão para a segunda fase da ação.

 

“Nós conseguimos avançar com bons resultados no tempo de permanência e tempo de passagem desse paciente dentro do hospital, principalmente do pronto-socorro. Os resultados foram tão proveitosos que vamos para a segunda fase, trabalhar nas enfermarias, centro cirúrgico e nas UTIs”, completou.