Rádio Roraima

SAÚDE

Hidratar-se bem e optar por alimentação leve ajudam a garantir um carnaval seguro

O Carnaval é a festividade mais amada pelos brasileiros, principalmente para quem gosta de diversão. Entretanto, é preciso estar atento aos cuidados com o corpo

Compartilhe:

Foto: Minervaldo Lopes
Mantenha-se hidratado e, quando for sair para a rua, o ideal é levar uma garrafinha de água

O Carnaval é a festividade mais amada pelos brasileiros, principalmente para quem gosta de diversão. Entretanto, é preciso estar atento aos cuidados com o corpo.

Nesse período, é comum ocorrer o desgaste físico, principalmente por conta do excesso da ingestão de bebida alcoólica. Respeitar os limites é a palavra-chave para não estragar a oportunidade de aproveitar a festa.

 

“A primeira dica [para quem vai curtir o Carnaval] é hidratação. Mantenha-se hidratado e, quando for sair para a rua, o ideal é levar uma garrafinha de água. A alimentação com comidas leves, frutas, verduras também é essencial, e é sempre bom levar na bolsa uma barrinha de cereal, uma frutinha, um lanchinho prático”, destacou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Ciene Costa.

No caso da alimentação, Ciene destaca como importante a priorização de refeições leves e balanceadas, ricas em vegetais, frutas, proteínas magras e carboidratos complexos. Isso ajuda no funcionamento do corpo por evitar os desconfortos gástricos que geralmente são causados por alimentos gordurosos e pesados.

“Às vezes tem essa questão de comer na rua e o alimento acaba fazendo mal. Então, nesse período nós temos um grande quantitativo de pessoas com infecção intestinal exatamente pela questão de não se hidratar e comer comida errada”, frisou.

O descanso adequado também é fundamental para a recuperação física e mental depois de uma noite festejando. Por esse motivo, tente manter uma rotina de sono regular, mesmo durante os dias de festa, para ajudar a garantir uma recuperação satisfatória.

Para Ciene, ter entre 5h e 9h de sono por noite e evitar consumir cafeína ou alimentos estimulantes antes de dormir são indispensáveis para quem vai curtir a festa.

“Passou a noite inteira na farra? Tenta dormir pelo menos cinco horas. Às vezes a pessoa quer ir direto de uma festa para outra no dia seguinte, mas tem que ter muito cuidado com a questão do sono também”, completou.

OS PERIGOS DO ÁLCOOL EM EXCESSO

Ciene ressalta ainda a importância da hidratação quando o folião for ingerir bebida alcoólica, sendo necessário cautela para não misturar diferentes destilados.

Segundo ela, é essencial estar ciente de quanto álcool a pessoa pode consumir sem prejudicar a saúde ou segurança física do brincante, uma vez que o consumo excessivo pode levar a problemas de saúde agudos e crônicos, além de aumentar o risco de acidentes.

“Geralmente as pessoas querem ficar mais tempo acordadas ou mais elétricas e acabam fazendo essa mistura. O energético acelera o metabolismo e, se você misturar com bebida alcoólica, pode resultar arritmia ou ataque cardíaco”, salientou.