Rádio Roraima

RESSOCIALIZAÇÃO

Reeducandos recebem certificados após concluírem cursos pelo Pronatec

Na manhã desta quarta-feira, 6, 25 reeducandos da Cadeia Pública Masculina, em Boa Vista, receberam certificados de conclusão de cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Compartilhe:

Foto: Ascom/Seed

Na manhã desta quarta-feira, 6, 25 reeducandos da Cadeia Pública Masculina, em Boa Vista, receberam certificados de conclusão de cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A iniciativa do Governo de Roraima, por meio de parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) visa proporcionar oportunidades de qualificação profissional aos internos, promovendo a reintegração social por meio da educação.

“O Governo de Roraima tem feito um grande investimento em segurança pública e de forma complementar, o governador Antonio Denarium determinou que fossem realizadas ações de formação profissional no sistema prisional, que é uma previsão na lei. Optamos pela parceria com o Sistema S, que realizou mais de 16 cursos para 305 reeducandos”, disse o secretário-adjunto de educação básica da Seed, Semaias Alexandre Silva.

O programa, executado em parceria com o Senai-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Roraima), realizou os cursos de qualificação entre 3 de julho e 9 de novembro de 2023. Ao todo foram ofertadas 3.888 horas de treinamento.

Os cursos abrangeram diversas áreas visando proporcionar habilidades técnicas e promover a reinserção no mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos estão: encanador e instalador predial, mestre de obras, padeiro, mecânico de refrigeração e climatização predial, dentre outros.

“É muito importante para nós termos uma oportunidade de conseguir provar que ainda podemos oferecer qualidades e contribuir para o bem na sociedade”, disse o reeducando Nilbrando da Silva Mota, que concluiu o curso de marcenaria.

Os critérios de seleção dos internos foram baseados em conduta, considerando aspectos como comportamento e o interesse do reeducando em participar de programas de reintegração social, assim como em adquirir conhecimentos e se comprometer com a sua própria transformação positiva.

“Como gestores, a gente sempre vê a educação como um dos pilares. Com o apoio do nosso governador sempre estaremos proporcionando e ampliando essas capacitações”, reforçou o secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira.