APENAS 3,72%

Sesau alerta municípios sobre baixa adesão à vacinação contra a dengue

Foto: Ascom/Seed

A vacinação contra a dengue em Roraima iniciou no fim de fevereiro pelas prefeituras de 10 dos 15 municípios do Estado. No entanto, os percentuais de doses aplicadas contemplados pela estratégia de imunização do Ministério da Saúde têm ficado bem abaixo do preconizado.

Conforme os dados da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, órgão subordinado à Sesau (Secretaria de Saúde), das 20.670 doses de imunizantes recebidas pelo órgão ministerial e distribuídas de imediato para as prefeituras dos 10 municípios do Estado, apenas 2.167 foram aplicadas até o dia 25 de março, representando um percentual de 3,72% do de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Cabem às prefeituras a execução da estratégia de imunização com a devida aplicação das doses no público-alvo. A capital Boa Vista, que concentra 34.279 pessoas aptas a serem imunizadas contra a dengue, aplicou até o momento apenas 1.464 doses, o que representa somente 4,27% da meta estabelecida.

Os três municípios mais bem posicionados são Mucajaí, com 15,30%; Normandia, com 9,96%; e Iracema, com 5,26%. Enquanto a parte debaixo é composta por Uiramutã, com 0,72%; Cantá, com 1,07%; e Amajari, com 1,33%.

“É importante que os municípios, por meio das equipes de Saúde da Família, desenvolvam ações junto à população para melhorar a adesão da vacina, e busquem estratégias de oferta do imunobiológico em horários especiais e finais de semana nas Unidades Básicas de Saúde, uma vez que o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação só ocorra dentro das unidades de saúde”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado, José Vieira Filho.

Segundo ele, a vacinação é uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública para a promoção da saúde, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis e Roraima precisa vacinar 58.213 pessoas que estão inseridas nesse grupo.

“Essa medida também vem de encontro a necessidade de se otimizar as doses de imunizantes que recebemos, visto que o prazo de vencimento do lote que recebemos ocorrerá no dia 30 de abril. Por esse motivo, é fundamental que cada prefeitura faça a sua parte”, completou Filho.

DOSES APLICADAS DE VACINAÇÃO CONTRA DENGUE POR MUNICÍPIO

MUNICÍPIOS

POP 10 A 14 ANOS

DOSES APLICADAS ATÉ 25/03/2024

% DE    ALCANCE

Amajari

Alto Alegre

Boa Vista

Bonfim

Cantá

Iracema

Mucajaí

Normandia

Pacaraima

Uiramutã

Roraima

ATUAÇÃO DO ESTADO

Diante do cenário das arboviroses no Estado, a Sesau, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, está realizando várias ações junto aos municípios para melhorar o desempenho da vacinação contra a dengue.

Tais medidas incluem:

• Reunião com os municípios para apresentação das orientações técnicas e operacionais para o desenvolvimento da estratégia de vacinação contra a dengue em Roraima;

• Apoio técnico para o planejamento das atividades de vacinação, incluindo a construção de plano de ação municipal de estratégia de vacinação:

• Orientação quanto a necessidade de identificação e notificação de Eventos Supostamente Atribuídos a Vacinação ou Imunização, pelos profissionais de saúde dos municípios;

• Entrega do imunobiológico e insumos, para execução da vacinação no município;

• Monitoramento semanal das doses aplicadas;

• Orientações técnicas para os Coordenadores Municipais da Atenção Básica e responsáveis pela Imunização nos municípios para inserção de doses no sistema, correção de erros de registro e sugestão de atividades que possam melhorar a adesão da população à vacinação.