Rádio Roraima

Ipem completa 20 anos de atuação em Roraima

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) completou 20 anos de atuação em Roraima, garantindo, por meio do Governo do Estado, a segurança dos produtos que são comercializados no mercado.

 

Trata-se de um órgão delegado de competências do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e foi criado no dia 16 de maio de 2003, como uma entidade autárquica.

 

Em Roraima, a atuação é possível, por meio de Convênio de Cooperação Técnico-administrativo, celebrado entre o Estado de Roraima e o Inmetro. Nesse sentido, o Ipem – RR realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais para assegurar que os produtos à venda estejam com o selo do Inmetro, atestando a conformidade da segurança da mercadoria para uso dos consumidores.

 

“Parabéns ao Ipem-RR e toda a sua equipe por trabalharem em prol da sociedade, garantindo à população a qualidade e a conformidade dos produtos comercializados em Roraima. O trabalho do Ipem-RR está espelhado em várias áreas do comércio, vários produtos que utilizamos diariamente. E a população pode ter tranquilidade que está comprando e levando, realmente, produtos com segurança no seu peso, volume e qualidade”, ressaltou o governador Antonio Denarium. 

 

 

Com uma equipe empenhada, formada por fiscais técnicos, o Ipem-RR realiza diariamente em todo o Estado, operações especiais e rotineiras, de fiscalização inicial e a verificação subsequente, em instrumentos de medição e produtos, como: balanças, bombas medidoras para combustível, medidor de pressão arterial, taxímetros, radares de velocidade e barreiras eletrônicas, cronotacógrafos, produtos têxteis, botijões de gás LP, material escolar, brinquedos, colchões e berços, ovos de páscoa, chocolates, decoração natalina, produtos pré-medidos, fios elétricos, e mais.

 

Para a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, esse é um momento de celebrar as conquistas e os desafios superados no decorrer desses anos, órgão do qual está à frente desde agosto de 2015.

 

“Durante esses anos de gestão, buscamos desenvolver os trabalhos do Instituto com muito empenho e dedicação. Foram muitas as conquistas, e através de importantes parcerias pudemos concretizar várias metas, dentre as quais podemos citar a maior de todas, que foi a construção da nova sede, inaugurada em setembro 2020”, disse.

 

Conforme ela, o novo prédio é moderno e equipado com mobília nova e equipamentos de informática; também novos veículos foram adquiridos, inclusive o caminhão, utilizado para medição e transporte de materiais apreendidos; o prédio do novo depósito. “E não podemos deixar de citar a valorização do nosso capital humano, com a recomposição salarial e a realização de capacitações através de cursos conceituados no mercado nacional com temas diretamente relacionados às suas atividades”, pontuou Isabella.

 

Ela acrescenta que a última grande conquista do Ipem-RR foi a promulgação da nova Lei, que proporcionou a recomposição salarial para os servidores, e também a criação de mais 10 novos cargos. “Tudo isso para que os trabalhos do Ipem-RR sejam realizados com eficiência, garantindo mais segurança à população”, completou Dias.

 

EM NÚMEROS

 

No ano de 2022, por exemplo, foram mais de 20 mil verificações em instrumentos de medição e inspeções de produtos, sendo: 1.162 em balanças comerciais; 3.418 avaliações em produtos pré-medidos; 5.920 fiscalizações em qualidade e conformidade; 162 taxímetos; 458 compartimentos de caminhões-tanques; 835 bombas de combustível; 998 cronotacógrafos; 1 balança rodoviária; e 18 radares de velocidade.

 

ATENDIMENTO E OUVIDORIA

 

O Ipem-RR fica na Av. Surumu, 1719, bairro São Vicente, próximo à garagem do Governo, com atendimento de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30.

 

A população pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do IPEM-RR, ou enviar mensagens através do telefone (95) 99971-6066, e das nossas redes sociais: Instagram – @Ipemrr; e Facebook – Instituto de Pesos e Medidas de Roraima, e o site www.ipem.rr.gov.br.