Rádio Roraima

Sejuc e Igreja Adventista realizaram ação na Cadeia Feminina neste domingo

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), em parceria com a Igreja Adventista de Sétimo Dia, realizou na manhã deste domingo, dia 21, uma ação de assistência social e espiritual para as 100 reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

 

Foram oferecidos atendimentos de odontologia, com aplicação de flúor, massoterapia, serviços de corte de cabelo e designer de sobrancelhas e distribuição de kits evangélicos e de higiene pessoal. Além disso, das 100 reeducandas, 23 participaram do batismo realizado pela Igreja Adventista.

 

A diretora da Cadeia Pública, Adriana Fernanda de Paula, destacou a importância da parceria com a Igreja Adventista promovendo ações que visam à reinserção social de mulheres em cumprimento de privação de liberdade e remição da pena.

 

“Hoje é um dia especial para as 100 reeducandas, em especial para as 23 que foram batizadas. É uma parceria de grande relevância da Secretaria com a Igreja Adventista, quando as apenadas recebem essa assistência religiosa, uma vez que traz um refrigério, um momento de alívio para elas. Que mais ações como esta possam ser executadas e que mais igrejas e a sociedade possam participar da execução da pena”, ressaltou Adriana.

 

A reeducanda, E.S.S., de 42 anos, foi uma das 23 batizadas na manhã deste domingo e aproveitou também os serviços ofertados. Ela disse que estava sentindo paz e que tem intenção de ser evangélica. Além disso, quando estiver em liberdade, pretende escrever um livro sobre a sua experiência.

 

“Uma ação como esta é de grande importância. Falo por mim e por todas que estão aqui. É importante a vinda da igreja trazendo uma atividade como esta, acreditando na mudança de cada uma de nós. Esse passo que estou dando é um passo de corpo, alma e coração. Tudo o que estou vivendo aqui será de grande aprendizado. Em breve estarei dando meu testemunho e pretendo escrever um livro”, afirmou.

 

O pastor Daniel Barreto disse que a Igreja Adventista do Sétimo Dia trabalha com várias ações, uma delas é levar a palavra de Deus a todos os lugares, além de ofertar serviços de cuidados pessoais.

 

“Já realizamos esse projeto há alguns anos. São visitas às detentas aos sábados, nos finais de semanas, e nos dias disponíveis que temos e compartilhamos o conteúdo da Bíblia com elas. Esse projeto não é somente a parte religiosa, realizamos palestras sobre o emocional, fornecemos cestas básicas e todo apoio necessário. Na ação de hoje, teve corte de cabelo, distribuição de kits de higiene pessoal, kits evangelísticos e aplicação de flúor, dentre outros serviços”, explicou o pastor.

 

Também presente na ação, o pastor Gezer Junior, que viaja todo o Estado de Roraima evangelizando, falou da importância de ações dessa natureza para as detentas.

 

“É uma oportunidade fazer parte de um momento como esse. A importância é gigante para a atuação e o crescimento de cada uma dessas detentas, além disso, elas têm a oportunidade de levar conhecimento para as suas famílias quando saírem daqui. A Igreja Adventista tem atuado em todo o Estado pregando o evangelho, para que a mensagem da Bíblia chegue até as pessoas. Esse aqui é um dos exemplos do que tem sido feito”, disse.

 

Mais de 90% das reeducandas da Cadeia Feminina participam de projetos para remição de pena

 

Além de ações realizadas em parceria, a diretora Adriana de Paula disse que tem buscado implementar projetos educacionais que ajudam a diminuir a pena das internas.

 

“São diversas ações, desde a assistência religiosa até a assistência material. Hoje temos mais de 50% da unidade trabalhando com projetos educacionais. Mais de 90% das internas da Cadeia Feminina participam de remição por trabalho, por estudo e por resenha, que é quando elas leem um livro e fazem um texto, isso é computado como remição da pena. Temos, cada dia mais, buscado implementar projetos como esses, trazendo mais oportunidade para dentro do Sistema Prisional”, frisou.

.