O PARQUE DA FAMÍLIA | Governador assina ordem de serviço para obras que vão transformar o Parque Anauá

Nesta segunda-feira, 17, o governador de Roraima, Antonio Denarium, assinou a ordem de serviço para a revitalização do Complexo de Lazer do Parque Anauá. O investimento do Governo de Roraima no projeto é de R$ 120 milhões. As obras iniciam este mês.

A assinatura ocorreu durante a inauguração da pista de atletismo do Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves. Na ocasião, o governador Antonio Denarium falou da importância da obra no maior espaço de lazer de Roraima e destacou alguns dos novos equipamentos de lazer e desporto que serão construídos no local.  A previsão para a finalização das obras é de 24 meses.

“Assino a ordem de serviço do início da modernização e revitalização total do Parque Anauá. Nós faremos um investimento superior a R$120 milhões. Começando pelo Ginásio Totozão e pela Escola de Música. Vamos ter um novo kartódromo, pista de arrancada, speedway, novas quadras de esporte, campo de areia. O Lago dos Americanos também vai ser todo revitalizado e vai ganhar um restaurante panorâmico no centro. Nós vamos fazer também praças de alimentação para as famílias e o parque vai ter todo o funcionamento redimensionado, de forma que atenda a toda população de Roraima. É mais um investimento e mais trabalho em prol da nossa população”, disse o governador.

ETAPAS

O projeto contempla inúmeros espaços de esporte, lazer e convivência e a ideia é reunir em um único lugar, as principais modalidades esportivas, com diferentes campos e quadras, além de atividades para crianças, jovens e adultos. As obras do projeto de revitalização serão divididas  em três etapas: a primeira delas inicia neste mês de abril, com previsão de conclusão em dezembro deste ano. Em nenhum momento das três etapas haverá o fechamento total do Parque Anauá.

RECURSOS

Além dos recursos próprios do Tesouro Estadual no valor de R$ 120 milhões, a revitalização do Totozão e da piscina olímpica e a construção das pistas de arrancada e speedway contam com recursos destinados pelo deputado federal Nicoletti e do ex-deputado federal Haroldo Cathedral.

TOTOZÃO

No Ginásio Vicente Ítalo Feola, o Totozão, será realizada a troca total do piso, instalação de cadeiras, novas instalações elétricas, novo placar e a completa reformulação interna e externa do local. O valor da revitalização  do Totozão é de R$ 9.617.909,00. Já a obra de revitalização da piscina olímpica contará com serviços de troca de revestimento, novas instalações elétricas e hidráulicas e inclusão de infraestrutura com acessibilidade. O valor do investimento é de quase R$1 milhão.

“Hoje é um dia muito feliz. Conseguimos a liberação desses recursos para a reforma do Totozão, um ginásio icônico da capital há muitos anos abandonado. Mas agora o veremos recebendo novamente grandes eventos esportivos como já foi no passado”, contextualizou o deputado federal Zé Haroldo, que representou o ex-deputado Haroldo Cathedral no evento.

Série de obras da revitalização do Parque Anauá beneficia famílias roraimenses

Entre as novidades no Parque Anauá estão as obras de construção da pista de arrancada para veículos automotores. O espaço contará com duas pistas de rolagem e uma pista de retorno e arquibancada para 500 pessoas. O valor da obra é de R$ 5.475.189,53. Já a pista de speedway terá arquibancada para mais de 100 pessoas e custará R$ 1.255.658,92. Ambas as pistas terão estacionamento, espaço de convivência, banheiros e lanchonetes.

A previsão do projeto de revitalização total do Parque Anauá é de 24 meses, cerca de dois anos para a conclusão das três etapas. O vice-governador de Roraima e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, destacou que essa é uma obra de grande impacto, nunca visto na história do Estado, em um local tradicional de lazer da família roraimense desde a década de 1980.

“Vamos revitalizar obras importantes do esporte roraimense como o Totozão, que foi palco de várias competições, inclusive internacionais aqui em Roraima. E também teremos espaços novos, como a pista da arrancada, a primeira do Norte do Brasil, uma pista pública. Vamos construir espaços interativos, principalmente para o público com TEA [transtorno do espectro autista]. Vamos construir praças para pets e restaurante panorâmico. Será uma série de obras que vai deixar o Parque Anauá ainda mais agradável e um destino de visitação para todas as famílias roraimenses”, declarou Damião.