Rádio Roraima

MELHORANDO O SERVIÇO | Sesau apoia UFMG em pesquisa nacional sobre promoção de saúde bucal

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Gestores da área de Assistência Especializada da Sesau (Secretaria de Saúde) de Roraima receberam na manhã desta segunda-feira, 17, os membros da Força-Tarefa da Saúde Bucal da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

 

Por meio da pesquisa SB Brasil 2020, a equipe estará visitando unidades de saúde de Boa Vista com propósito de levantar dados sobre o funcionamento dos setores que promovem os cuidados da saúde bucal da população roraimense. O estudo é realizado no âmbito da PNSB (Política Nacional de Saúde Bucal), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde.

 

“Estamos felizes em receber essa força-tarefa, que é uma parceria da UFMG e Ministério da Saúde. A princípio vamos trabalhar essa pesquisa na capital, para depois iremos aos outros municípios do Estado”, afirmou a diretora da Gerência de Odontologia Especializada da Sesau, Hadassa Silva.

 

Ao todo, a equipe da pesquisa conta com quatro cirurgiãs-dentistas. Durante a visita realizada na sede da Sesau, localizada no bairro Aeroporto, em Boa Vista, elas puderam conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos pela pasta para o setor de ortodontia e educação em higiene bucal.

 

O QUE É A SB BRASIL?

 

A SB Brasil é um projeto nacional epidemiológico que é realizado a cada 10 anos. A ideia da iniciativa é identificar as condições de saúde bucal da população e subsidiar a elaboração de políticas públicas para este setor.

 

Além das 26 capitais e o Distrito Federal, a pesquisa também vai levantar informações de 395 cidades do interior.

 

“Há partes desse trabalho em que realizamos visitas na casa dos participantes selecionados pelo método da pesquisa, colhe os dados, verifica se eles entram na faixa etária do levantamento, e encaminha essas informações para sortear aqueles que vão fazer parte do relatório final, que é o que aponta como o serviço está sendo realizado e o que precisa ser melhorado”, detalhou a representante do grupo, Rúbia Campos Dornas.