Servidor supera traumas com a natação e leva Roraima ao pódio de competições nacionais

O roraimense e servidor do Governo do Estado, Adonias Araújo Jr., de 60 anos, é um exemplo de superação e amor à vida. Enquanto criança, quase afogou-se no rio Branco, fato que acarretou um trauma triunfado somente aos 55 anos, quando resolveu motivar a mente e corpo na busca de melhor qualidade de vida.

Em 2018, Adonias, que é colaborador da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), começou a correr e pedalar na capital boa-vistense, mas ainda acreditava que tinha que aprender a nadar. Então, vendo os amigos empenhados com as atividades físicas do triatlo, logo buscou romper o trauma da infância.

“O início nunca é fácil, mas o meu maior medo eu consegui transpor com a ajuda do professor Silvio Monteiro, um grande incentivador e ex-atleta da natação que soube trabalhar minha mente e meu corpo, rompendo os obstáculos necessários para que eu pudesse superar este trauma. E assim ele me fez conquistar grandes vitórias pelo Brasil”, destacou Adonias.

Incentivando as conquistas mais emblemáticas dos atletas roraimenses, o Governo do Estado tem apoiado e assegurado o desenvolvimento do esporte regional, oportunizando visibilidade a todos os segmentos desportivos. Por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Adonias conquistou uniformes e traslado para participar de competições nacionais, demonstrando o grande potencial da natação local em águas abertas.

Hoje, o atleta é medalhista master e vem desbravando o Brasil conquistando importantes vitórias, acumulando boas histórias, sobretudo, desvencilhando o medo sob braçadas e pernadas em rios, lagos e mares. “Nos últimos anos, nadei no Amazonas e no Maranhão. Contudo, o rio Branco ainda era o meu maior desafio. Primeiro, pelo trauma; segundo, porque o Branco é um rio bastante selvagem e forte. E dessa forma, eu precisei encarar com muita coragem, combatendo o desespero que havia na minha mente, acreditando que seria capaz e precisava fazer acontecer”, reforçou.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, destaca a importância do Programa para a sociedade. “Com o Programa Mais Esporte e Mais Cidadania, a Setrabes tem efetivado vários projetos esportivos em Roraima, sobretudo, levando notoriedade ao cenário nacional, sendo a finalidade deste trabalho a promoção de capacitação, recursos de materiais, uniformes, além do traslado terrestre ou aéreo para os atletas participarem das competições”, detalhou.

“É um programa completo que atende várias frentes do esporte em todo o Estado. Por ele nós conseguimos atender o atleta ou paratleta, os profissionais, entidades esportivas que estão iniciando e que já estão há mais tempo atuando. Com isso, a gente vai desenvolvendo e fortalecendo o trabalho do esporte em todo o nosso Estado”, completou a coordenadora de Esportes da Setrabes, Carol Maduro.

Para o professor Silvio Monteiro, o treinamento dos atletas é focado na resistência, hidratação, repouso, boa nutrição e muita força de vontade para se tornar uma referência na vida. “Adonias é um exemplo, principalmente, para os mais jovens que buscam motivação e acesso esportivo, destacando a natação como uma modalidade que, sobretudo, forma caráter pessoal, preparando a mente e o corpo dos atletas para vencer qualquer meta ou obstáculos da vida, atuando com organização, empenho e respeito”.

PARCEIROS

Para as competições, além do Governo do Estado por meio do Programa Mais Esporte e Mais Cidadania, Adonias contou com a parceria do Sinpol-RR (Sindicato dos Policiais Civis do Ex-Território de Roraima), Frigo 10, Serra Verde, Perin Construção, Cross Experience RR e Ki Açaí RR.