Rádio Roraima

ÁGUA PARA TODOS | Caer inaugura sistema de implantação de rede de água tratada nos bairros Senador Hélio Campos e Operário

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo do Estado, por meio da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), inaugura nesta quinta-feira, 22, às 17h, a obra de construção da rede de abastecimento de água tratada dos bairros Senador Hélio Campos e Operário, na zona oeste de Boa Vista.

 

A obra vai regularizar 700 ligações domiciliares, beneficiando moradores dos bairros, Senador Hélio Campos e Operário.

 

O novo sistema de abastecimento conta com um poço artesiano tubular de 8 polegadas, com 60 metros de profundidade, e conjunto motobomba com 12 CV de potência e vazão de 35m³/h. Além da implantação de uma rede adutora de água tratada e 8 mil metros de extensão de rede de água, atendendo aos padrões da Caer e reforçando o abastecimento das famílias. A obra contempla cerca de 50 ruas do bairro, que antigamente eram chácaras e foram desmembradas em terrenos menores.

 

O governador Antonio Denarium afirmou que esta implementação recente do sistema faz parte de uma série de ações de saneamento básico para Roraima, que ocorrem tanto na capital como no interior.

 

“Aumentamos a capacidade de investimento da Caer e essa melhoria é aplicada em reformas, entregas de novos sistemas, bombas, redes de água e poços artesianos. É um trabalho que garante qualidade de vida para a população de Roraima”, declarou o governador.

 

O valor total do investimento é de R$ 1,5 milhão oriundos do Programa Água Para Todos, do Governo de Roraima.

 

“O novo sistema de abastecimento de água tratada, no bairro Senador Hélio Campos e Operário, fazem parte do Programa Água para Todos. Cada residência ficará com a ligação pronta e já padronizada para a instalação do hidrômetro, beneficiando os moradores”, destacou o presidente da Caer, James Serrador.

 

MAIS INVESTIMENTOS

 

O Governo está investindo R$ 60 milhões em saneamento básico em todo o Estado, por meio do Programa Água para Todos, lançado em novembro de 2021, que tem como objetivo universalizar a água potável em todo o Estado.

 

Em 2022, a Caer concluiu a implantação dos sistemas de abastecimento nos bairros Nova Vida e Jardim das Copaíbas. Atualmente, estão em andamento as obras dos sistemas do bairro João de Barro, na Cooperativa Unicarvão e do bairro Pedra Pintada.

 

Pelo Programa, serão implantados no sistema de abastecimento, reservatórios, subestações, casa de químicas com laboratórios e 76. 216 mil metros de rede de distribuição de água potável, além de 5.672 ligações domiciliares, que beneficiarão cerca de 22 mil pessoas, nos bairros João de Barro, Pedra Pintada, Nova Vida e Jardim das Copaíbas.

 

Até o momento, foram construídos 1.126.647,00 metros de rede de distribuição de água potável em Boa Vista.

 

Atualmente, a Caer possui 95 poços artesianos reforçando o fornecimento de água na capital e 218 poços no interior. Até o momento foram perfurados 40 no interior e 34 na capital. No início do ano, o governador Antonio Denarium autorizou a perfuração de mais 50 poços – 20 na capital e 30 no interior, de maneira a reforçar o abastecimento nestes locais.