Rádio Roraima

JOVEM SENADOR | Inscrições para programa voltado a estudantes do Ensino Médio da rede pública estão abertas até dia 5 de maio

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A edição de 2023 do Programa Jovem Senador, voltado para estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino, está com inscrições abertas até o dia 5 de maio.

 

Podem participar estudantes do Ensino Médio em todas as suas modalidades, sejam elas regular, técnico, profissional, integrado, especial ou indígena, e que tenham no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2022.

 

O programa tem como objetivo fomentar a reflexão dos estudantes sobre a política e a democracia no exercício da cidadania. Neste sentido, o Jovem Senador incentiva o conhecimento sobre o parlamento brasileiro.

 

A seleção ocorre por meio de um concurso de redação. O tema deste ano é “Saúde Mental nas Escolas Públicas”. A coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Maria Nilda Araújo Lima, alertou os estudantes e professores sobre as inscrições.

 

“A inscrição é realizada pelo envio da redação do representante da escola, para a secretaria na Dipe [Divisão de Projetos e Especiais]. Essa redação deve ser protocolada de forma impressa na Dipe, que vai encaminhar para as escolas, via memorando circular, o edital com as informações sobre o programa”, disse Maria Nilda.

 

A Dipe está localizada na avenida Jaime Brasil, nº 527, no Centro de Boa Vista, no prédio da antiga Escola Estadual Princesa Isabel.

 

A escola deve orientar professores e alunos a realizarem o download do material necessário para a participação no concurso de redação. O material é composto pela ficha de inscrição e uma folha de redação.

 

Cada participante deverá ter um professor orientador, que pode ser de qualquer disciplina. O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, podem ser consultadas através do site oficial do programa https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

 

O estudante vencedor de cada Estado passa uma semana no Senado Federal em Brasília (DF), acompanhando a rotina parlamentar. O professor orientador do aluno vencedor também participa da semana de vivência em Brasília. As despesas são custeadas pelo Programa.

 

Na edição do ano passado, a jovem Dinitine Savanele, de 16 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Lobo D’Almada, foi a representante de Roraima do Programa Jovem Senador 2022. Maria Veneranda Gutierrez foi a professora orientadora.

 

DA SELEÇÃO

 

A seleção do concurso ocorrerá em duas etapas. Na primeira, as secretarias estaduais de educação e do Distrito Federal escolherão as três melhores redações de cada Estado. Já na segunda, uma comissão julgadora irá escolher, dentre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão eleitos jovens senadores e senadoras.

 

De acordo com o calendário desta edição, a seleção dos finalistas no âmbito estadual ocorrerá no dia 31 de maio. Já o anúncio das 27 melhores redações e da vencedora do concurso acontecerá em 15 de junho. A semana de vivência legislativa ocorrerá entre os dias 21 e 25 de agosto no Senado Federal, em Brasília (DF).

 

O Programa Jovem Senador conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.