Rádio Roraima

Femarh emite Boletim de Risco de Fogo no Estado

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo de Roraima, por intermédio da Fermarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), divulgou Boletim que apresenta o risco de fogo no Estado. O documento foi elaborado a partir de informações resultantes de monitoramento feito em todas as regiões de Roraima.

 

Os dados apresentados são disponibilizados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e são de suma importância para a construção e planejamento de ações de combate ao fogo.

 

De acordo com o presidente da Femarh, Glicério Fernandes, em Roraima, há risco de fogo de alto para crítico em todos os 15 municípios, especialmente nas áreas indígenas: Pacaraima, Normandia, Uiramutã e em uma parte do município do Bonfim.

 

“No período de 1 a 10 de abril de 2023, foram identificados no Estado um total de 98 focos, com maior incidência nos municípios de Caracaraí, Amajari, Rorainópolis, Uiramutã e Mucajaí”, destacou.

 

A Femarh reforça que a queima de vegetação sem a devida autorização dos órgãos competentes é crime ambiental, passível de sanções civis e criminais, orientando a população a não atear fogo para limpeza de terrenos urbanos, lotes rurais ou queima de lixo.

 

O clima quente e a vegetação seca, juntamente com ventos fortes, auxiliam na propagação das chamas, fazendo com que o incêndio atinja áreas adjacentes, podendo causar danos às pessoas, aos animais, ao meio ambiente e ao patrimônio.