SECRETARIA DE ESTADO DE REPRESENTAÇÃO DO GOVERNO DE RORAIMA EM BRASÍLIA - SERBRAS

serbras

A SERBRAS

Criada, como escritório de representação do Estado de Roraima na capital do país, em janeiro de 1995, posteriormente elevada à Unidade Administrativa Descentralizada, em 2008, desde 2011, a Representação do Estado em Brasília, goza de status de Secretaria de Estado descentralizada e, a partir dessa data, adota o seu nome institucional: Secretaria de Estado de Representação em Brasília (Serbras).

A Serbras, ao contrário das demais secretarias que compõem o Governo do Estado, tem um papel eminentemente de articulação interfederativa e, também, de diálogo entre Roraima e o Governo Federal.

Além disso, a Secretaria tem o papel institucional de entreposto e de apoio às demandas logísticas à bancada legislativa roraimense, independente de quaisquer filiações partidárias e correntes políticas.

Desde antes de sua instituição formal como secretaria, em 2011, a Serbras é responsável pelas negociações nos procedimentos de acompanhamento dos repasses de verbas federais para o estado fazendo o monitoramento de todo o processo, especialmente, para os projetos em saúde, educação e infraestrutura.

Ressalta-se também o seu papel como posto descentralizado do estado como referência aos investidores de outros estados, e países, que buscam a Secretaria para apresentação de propostas de investimentos e parcerias em agronegócio sustentável, turismo, energias renováveis, produção cultural e pesca esportiva.

Uma das atribuições institucionais da Secretaria é o trabalho intersetorial de recepção, acolhida e encaminhamento de usuários no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), atribuído ao Escritório de Representação em Manaus, que responde como unidade descentralizada da Serbras ,no Amazonas.

Anualmente, centenas de roraimenses são atendidos pela Serbras, em Manaus. Além do trabalho protocolar que lhe cabe, a unidade oferece atividades aos usuários em deslocamento com vistas à melhoria de sua qualidade de vida , durante sua estada terapêutica na capital amazonense, como atendimento psicossocial e práticas integrativas complementares de atenção à saúde em estreito acompanhamento e parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)

A Serbras também abriga, em suas dependências, a Coordenação da Procuradoria Geral do Estado de Roraima em Brasília, cujo funcionamento é autônomo, não sujeito às diretrizes administrativas e operacionais da Secretaria.

Marcos legais:

Lei 120, 21 de Dezembro de 1995
Lei 678, 19 de Agosto de 2008 
Lei 801, 12 de Janeiro de 2011 

Missão

Apoiar as atividades do Governo de Roraima em negociações interfederativas com outros estados, representações de governos e instituições estrangeiras e o Governo Federal ,em Brasília, em atendimento aos interesses do estado e à lisura administrativa com ações de acompanhamento e monitoramento de ações afins, em tramitação federal

Endereço

Gabinete da Secretária
End.:SCN Qd. 01 Bloco A Sala 602
Edifício Number One
CEP:70.711-900 Brasília/DF
Pabx: (61) 2105-7200 / (61) 2105-7202

Image

Gerlane Baccarin

SECRETARIA DE ESTADO DE REPRESENTAÇÃO DO GOVERNO DE RORAIMA EM BRASÍLIA - SERBRAS

Administradora, graduada na UFRR, Gerlane Baccarin foi Secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, trabalhou no: Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça. Foi a quarta mulher na história do Brasil a exercer interinamente o cargo de Ministra da Saúde. Em 2020 concorreu as eleições municipais de Boa Vista, capital de Roraima é concursada pelo Governo do estado e atualmente exerce o cargo de Secretária de Representação do Estado de Roraima  em Brasília.