Segunda, 27 Dezembro 2021 17:28

MORAR MELHOR | Governador visita famílias contempladas com reformas em residências Destaque

Escrito por Maria Fernanda Azevedo
MORAR MELHOR | Governador visita famílias contempladas com reformas em residências Neto Figueredo

O dia hoje foi de surpresa e alegria para Rosa Ferreira de 62 anos, ao receber a visita do governador Antonio Denarium na manhã desta segunda-feira (27). Ele confirmou pessoalmente que a família de Rosa será uma das contempladas com reformas e melhorias na residência, promovidas pelo programa Morar Melhor, lançado em outubro deste ano pelo Governo do Estado, por meio Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima).

A dona de casa que é moradora do bairro Senador Hélio Campos, será beneficiada com a reforma do banheiro, além de reparos em um dos quartos da sua residência. Ela conta que a notícia foi recebida com muita felicidade.

“A gente fica muito feliz com esse benefício e parabeniza o governador por esta ação, que veio para auxiliar aqueles que mais precisam e que não possuem condição financeira nenhuma para arrumar suas casas. É muito gratificante para minha família receber esta ajuda”, comentou.

Lidimar da Silva Brito é mãe de dois filhos, ambos portadores de necessidades especiais. Ela conta que atualmente sobrevive da ajuda de programas sociais. O marido não tem emprego fixo, mas consegue ajudar em casa com os trabalhos de confecção de moveis projetados. A família que também é moradora do bairro Senador Hélio Campos recebeu a visita do governador, que comunicou pessoalmente a contemplação no Morar Melhor.

“Eu não tinha esperança de um dia poder reformar o banheiro da minha casa e ainda mais poder fazer um piso do quarto das crianças, mas graças ao Governo de Roraima e a esse programa isso se tornará possível. Só tenho a agradecer por receber um pouco mais de conforto”, disse emocionada.

O programa lançado em agosto está com a primeira fase em execução e nesta etapa, cerca de mil casas serão reformadas na capital. Os serviços incluem melhorias em banheiros, troca de piso e telhado, construção de rampas de acessibilidade, ampliação de quartos, substituição de instalação elétrica entre outras melhorias.

“As primeiras residências atendidas com as obras já começaram a ser entregues neste mês de dezembro. O objetivo é oferecer melhores condições de moradia às famílias de baixa renda, priorizando imóveis de idosos e pessoas com deficiência.  Nesta etapa o governo está investindo cerca de R$ 6 milhões em reformas. Cada casa contemplada com as melhorias pode chegar a R$ 6 mil”, destacou o governador Antonio Denarium.

Na casa da dona Maria Ednelza Lopes da Silveira, de 69 anos, as equipes já concluíram a construção de um novo banheiro, que agora fica no quarto da aposentada. O antigo cômodo, sem estrutura nenhuma, funcionava do lado de fora da residência. O Morar Melhor também contemplou a aquisição e instalação de uma pia para a cozinha da família.

“Esse presente caiu do céu. Só posso agradecer ao governador por essa ajuda para minha casa. Tenho problema nas pernas, dificuldade para caminhar e agora vai ficar mais confortável”, falou Maria Ednelza.

Programa garante direito social à moradia digna

O programa Morar Melhor é coordenado pela Codesaima em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

A proposta do programa é promover a política pública habitacional no estado, visando reduzir o déficit de habitações irregulares, que são aquelas habitações onde a pessoa tem a casa, mas não tem condições financeiras para fazer melhorias necessárias para tornar a casa digna e habitável.